sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre uma frase do Tas.

Marcelo Tas, na minha modesta e desnecessária opinião é o maior exemplo do que são as mídias on-line, e deveria ter sua careca estampada em botons e bandeiras numa possível guerra no AI-5 Digital, porquê o cara representa a classe blogueira, com classe, além de ser um dos sujeitos mais seguidos no Twitter e com certeza não gostaria de gente criando leis ignorantes e refutáveis para o mundo digital. Ele sempre se mostrou apaixonado pelas mídias que estes espaços virtuais nos permitem. Quando eu ainda postava no meu antigo blog, uma das minhas leituras favoritas eram as letras do blog deste careca que hoje comanda a bancada de um dos poucos programas que valem uns minutinhos em frente à Tv aberta - o CQC. Aliás, naquele tempo, meu respeito pelo sujeito vinha de um dos seus personagens. Sem querer deixar o professor Tibúrcio chateado, mas não é dele que falo. O personagem é Ernesto Varela, na qual ele colocava políticos e pessoas importantes (juro que separei "pessoas importantes" de "políticos" sem perceber, uma pena, mas esse país me fez assim) em situações constrangedoras com humor e inteligência. Curiosamente e talvez não por acaso, hoje Tas comanda uma trupe que faz a mesma coisa, mais precisamente com Danilo Gentilli. Lembro dos vídeos do Ernesto e naquela época Paulo Maluf era alvo fácil. E hoje, ainda é alvo e pelos mesmos motivos, a este fato nada se atribui ao acaso, é descaso mesmo, dos mais tristes, mas devo parar por aqui porque eu falando de política é o Nx zero querendo falar sobre as palavras de Chico. Se é que me entende.

Hoje quando assistia o noticiário na TV descobri que déjà-vus vão ser cada vez mais frequentes em frente a televisão. Mamãe veio passar uns dias comigo e foi pra ela que eu disse, com aquela arrogância que me é peculiar: "nossa, já sei de tudo isso que noticiaram." E foi aí que me lembrei de Marcelo Tas postando via twitter algo como: "Qualquer indivíduo como fonte de informação é fato inevitável". Sim, fato inevitável e real. Foi por meio de pessoas normais que espalham links numa velocidade incrível, via twitter, que eu pude desfrutar de um momento filhinho bem informado diante da mamãe.

Mas a microblogagem do twitter não é só fazedora de pequenos arrogantes que sabem tudo antes mesmo de sair da boca do casal Bonner. É também arma contra as mazelas e censuras do mundo: clique. Dá uma olhada no link e veja o grau de boas possibilidades contra a censura que o twitter está dando para os iranianos. Mas o bom mesmo, é parecer bem informado para a mamãe.

Ah, só pra constar, taí o Personagem: Ernesto Varela de Marcelo Tas, nos tempos em que ele ainda tinha cabelo.