domingo, 21 de junho de 2009

Proibido é mais gostoso.

Já me era sabido que dentro de shopping não pode filmar sem autorização dos responsáveis. Coisa que eu já tinha, mas mesmo assim:

_ Não pode filmar aqui dentro.
_ Posso sim, tô cobrindo a exposição do SEBRAE sobre Sergipe.
_ Me acompanha.
_ Mais uma vez? Vocês não se comunicam com esse radinho aí? É a segunda vez.

E o pau mandado me levou até outro pau mandado acima dele que confirmou, pela segunda vez que, sim, eu tinha autorização pra fazer imagens da exposição no interior do shopping. Até pensei em pedir algo por escrito pois não sabia até onde minha paciência iria e quantos seguranças teria de acompanhar pra poder fazer as imagens sossegado. Voltei filmando tudo, disfarçando uma hora ou outra e filmando. Praça de alimentação, transeuntes felizes, madames com seus orgasmos consumistas, adolescentes com aqueles cabelos, meu Deus, aquele cabelo. Eu, que quando moleque me achava rei do mundo com minhas calças rasgadas e meu all-star sujo, pergunto: Caralho, o que é aquele cabelinho e aquele olho pintado? Que o tempo me dê mais tolerância porque se der bom senso eu passo rasteira num filho meu, soa muito ridículo pra ser simples rebeldia adolescente. Filmei tudo, até o segurança, de longe, claro. Fazia algumas imagens da exposição e quase sem perceber já estava colocando a câmera no chão pra filmar aquele mundo de pés indo e vindo ou aquela loira que babava diante da vitrine com o filho no colo, aposto que pensava em dividir em 12 parcelas aquilo que desejava; moça nova, sozinha num shopping, com um filho no colo, grávida e com as raízes do cabelo por fazer, aposto que seria em 12 vezes no cheque - nada como a arte humana de pré-conceituar. E fiquei lá, filmando tudo que realmente não precisava, só porque me disseram que não pode. Até penso em editar e vender pedindo grana alta aos seguranças, isso deve valer horrores pra eles. Horrores.