sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sobre o SOPA

Olha, pra mim essa coisa de petição on-line não vale nada, mas pesquisando, fontes seguras disseram que tem importância, portanto, não custa, assine aqui.

E se você ouviu aí que o Presidente Obama vetou... Não, ele não vetou, só disse que é a favor de algo menos radical porque a pirataria tem que ser combatida. Em ano de eleição, ele não seria idiota de dizer outra coisa. Vai ser votado dia 23 de fevereiro. Eu tenho um cagaço grande dessas leis para a internet, existe até um post antigo aqui no meu blog sobre a Lei do deputado Eduardo Azeredo que queria criar leis absurdas para a internet no Brasil, na época os internautas chamaram o projeto de AI-5 digital, numa alusão ao ato institucional número 5, decretado durante o regime militar obrigando todo veículo de comunicação, entretenimento e afins de passar por um censor antes de ser veículado.

Pra quem não entendeu a lei SOPA(to com preguiça de consultar a sigla, vai lá), vou tentar uma explicação rápida "for dummies", sem termos técnicos, mas só pra entender o porque tal lei, mesmo que fora do nosso país, é tão prejudicial pra todo mundo.

Toda produção, seja filme, música, livro ou imagem é protegido pela lei do direito autoral e pra você consumir você terá de pagar ou ser autorizado a tal. Consumir um produto protegido é crime. Aí mora a beleza da internet; nós temos a mp3, e-books, filmes nos mais diversos formatos, softwares e jogos que no mercado legal custam os olhos da cara; tudo aqui pra gente de graça. Pagaríamos por quê? A lei já existe, eu não posso consumir isso, mas é impossível para a indústria do entretenimento e outros setores afetados pela pirataria, controlar essa enxurrada de pessoas cometendo esse crime. É muito mais fácil controlar quem dá acesso a esse material para essas pessoas. Quem dá acesso são os grandes buscadores como a Google, sites de torrents, sites de armazenamento de arquivos etc... Mas se existe uma lei que já proíbe a pirataria porquê entraria uma outra?

Todo site de armazenamento de arquivos hospeda seus servidores em países onde não há uma lei vigente pra banir o site e seus responsáveis, mesmo quando há, é complicado demais você mexer com a justiça de outros países. Essa é a grande essência da internet, o mundo inteiro está compartilhando informações, arte, música, entretenimento em geral e ninguém está pagando imposto pro governo e os magnatas da indústria fonográfica, cinematográfica estão deixando de encher seus bolsos. O mundo inteiro, exceto a China e países que controlam o que as pessoas podem ou não ver, ouvir e ler. No mais, querem adotar o sistema DNS Chinês.

Enfim, o estudante não vai estudar na wikipedia ou em sites especializados em divulgar material universitário que custa caro nas lojas e são poucos em bibliotecas. Você não poderá ouvir sua música, sequer poderá buscar a imagem do seu cantor favorito no google. O governo decidirá o que você pode ou não consumir na internet. A indústria inteligente se adequou ao novo mundo, e isso é fato, a possibilidade da não censura e que todos saiam ganhando existe, principalmente nós consumidores de entretenimento e informação. Não é o mundo e nem a nova geração internet que tem que se adequar à velha indústria controlada por magnatas bilionários que defendem seus próprios interesses. Portanto, vote neste link. Não custa.